Nossa escolha

    No passado ano 2010/2011, fiz a minha matrícula e escolhi como primeira opção, serviço social, mas não entrei. Entrei na segunda opção´, ou seja ANIMAÇÃO CULTURAL :), no dia do resultado das colocações não achei muita piada, mas hoje não me arrependo, penso que foi uma grande escolha ter vindo para este curso.

    Ao contrário do que muitos pensam, este curso não é para andar a animar pessoas, nem para fazermos de palhaços, este curso, é muito mais que isso, somos sobretudo promotores de Cultura, onde desenvolvemos principalmente actividades práticas, para que todos os grupos sociais procedam á prática Cultural, e para que sobretudo, esta seja vista de uma maneira mais abrangente.

 

    A minha entrada na ESECB foi no ano lectivo anterior, 2010/2011, no curso de Animação Cultural.

Inicialmente o curso que gostava de ter seguido Psicologia mas visto que a minha média não era suficiente e que gostava de seguir algo relacionado com o curso que tinha escolhido no Secundário, Língua e Humanidades, e com algo em que pudesse estar em contacto com as pessoas de forma a auxilia-las ou instrui-las escolhi Animação Cultual que foi mesmo a minha primeira opção.

    O facto de ser peto de onde sou, as saídas profissionais e a diversidade de conhecimentos que o curso abrange foram factores determinantes para ter escolhido este curso.

    No que diz respeito á área da Animação Cultural, esta é cada vez mais importante, no entanto as pessoas não tem bem consciência disso e acham que este curso não tem importância nenhuma…e associam animação cultural a palhaçosJ, mas isto só mostra a falta de informação que tem.       

    Inicialmente escolhi este curso porque era o único que me interessava nesta instituição, mas o que queria mesmo era fotografia, no entanto só havia esse curso em Tomar, Coimbra e Lisboa, e Coimbra e Lisboa eram instituições privadas, mas agora estou a gostar e sei que este curso me abrirá mais portas, que a fotografia, na minha opinião terá que se divulgar mais esta área e mostrar os benefícios que tem, pois por vezes ir para um curso que se gosta e não ter saídas não é a melhor opção.

     Vou-vos falar da minha entrada na universidade...sim..para muitos é uma escolha difícil...qual o curso que escolher e qual o futuro do mesmo na nossa sociedade actual....

Bem..para vos ser sinceros...a minha decisão não foi muito difícil de tomar...até porque desde o primeiro pensamento em universidade o curso que queria seguir veio-me logo à cabeça...

    Animação Cultural....sim foi a minha escolha...:) E tenho vários motivos porque o escolhi...a primeira de todas foi o gosto que sempre tive para lidar e interagir com pessoas...:) apesar de ser um pouco reservada..quando realizadas desse tipo de animação perco a "vergonha"...e tenho prazer em fazê-lo...sim outra razão porque não hesitei na opção de curso foi porque desde o 10º ano que frequento um curso profissional de animação sociocultural...e a experiência foi de tal modo agradável que decidi aprofundar o curso tirar licenciatura em animação....Adorei os três anos cheios de actividades práticas e o mais fascinante de tudo foi o estágio que realizei num lar de idosos...ao início entrei em pânico por saber que ia ter que lidar com idosos...mas no fim do estágio apeguei-me de tal maneira aos velhinhos que hoje em dia ainda lá vou quando tenho um tempinho livre...falar com eles...sinto-me bem..:)

    O curso de animação cultural nos dias de hoje....na minha opinião acho que é um curso com várias e divertidas saídas profissionais pois não se restringe só a um tipo de actividade...podemos fazer as mais diversas coisas em vários sectores profissionais (animação de idosos, crianças, jovens, ATL, turismo, museus, câmaras, bibliotecas...entre muitas coisas)...basta sermos criativos e termos gosto em estar sempre a aprender coisas novas e mais originais...

    Não estou arrependida da minha escolha...acho que foi um caminho que no qual eu acertei na direcção...ANIMAÇÃO CULTURAL....